Olá meus caros, eu me chamo Eduardo Morelli e o Oracle 12c será o assunto mais abordado por mim já que inicio hoje minha jornada como parceiro aqui no Blog Rodrigo Mourão. Uma das mais esperadas novidades da versão 12c do Oracle foi a possibilidade de criação de campos numéricos cujo conteúdo é preenchido automaticamente em forma sequencial, muito necessários em surrogate keys (aqueles campos servindo única e exclusivamente para identificar univocamente uma linha para fins de associação com alguma chave estrangeira localizada em uma tabela relacionada).

Até a versão 11g, para implementar as ditas surrogate Keys, precisávamos criar previamente um objeto sequence, bem como um trigger, no qual o campo seria atualizado pelo último valor fornecido pela sequence. Agora, tudo ficou mais simples!

Veja um exemplo:

p001_f001

Internamente, o Oracle ainda cria sequences!

Oracle 12c auto incremente em campos

Vale ressaltar que a facilidade de oferecer campos auto numeráveis era uma dívida antiga do Oracle, já que concorrentes tais como SQL Server e PostgreSQL, há muito já oferecem este recurso . Fiquem ligado no blog, esta e outras novidades do Oracle 12c nós abordaremos aqui.

Grande Abraço
Eduardo Morelli
http://www.eduardomorelli.com/


Eduardo Morelli
Eduardo Morelli

Coordenador das pós-graduações MIT Big Data e MIT Gestão de Bancos de Dados com Oracle do Instituto Infnet; mestre em bancos de dados pela PUC-Rio; arquiteto e administrador de banco de dados usando Oracle e SQL Server. Envolvido em vários projetos de migração de dados com estreita interação com os fabricantes, Eduardo Morelli se divide entre consultorias e aulas em universidades (PUC-Rio, UniCarioca, Instituto Infnet) e é autor de quatro livros e dois cursos em formato de vídeoaulas.

Leave a Reply