JQuery e suas variações (JQueryUI, JQueryMobile)

Esse é o último texto sobre frameworks JavaScript. Vamos falar sobre JQuery e suas princiapais variantes: JQuertUI e JQueryMobile.

Pra começar, JjQuery é uma biblioteca multiplataforma desenhada para o client-side de páginas HTML. Pontos importantes são: É open-source e gratuita. É também uma das biblitoecas mais populares de JavaScript.

O que é JQUery? Como funciona?

O foco do JQuery é tornar o processo de scripting mais fácil para os web-developers. As tarefas básicas do javaScript como criar elementos DOM, animações e lógica de tratamento de eventos são feitas de forma bem intuitiva. Também é possível criar plug-ins para serem usados em conjunto com o próprio JQuery.

Usuários famosos são a Microsoft e a Nokia, que buildaram a bilbioteca em algumas de suas plataformas, como o Visual Studio(para utilização do ASP.NET AJAX e ASP.NET MVC).

Como rápido overview, podemos pontuar que JQuery é uma biblioteca DOM – Document Object Model. A estrutura DOM foi já mencionada em alguns dos textos anteriores desta série. Que tal voltar para revisar? Além de sua estrutura, outro aspecto fundamental é o seu mecanismo de tratamento de eventos.

O processo de identificação dos eventos e as funções de callback são feitas em um mesmo código da biblioteca, e permite tratar eventos dinâmicos das páginas web de forma bem sofisticada.

 

Em resumo, os princípios do JQuery são:

 

  • Separação do JavaScript e do HTML, usando as funcionalidades do JQuery para fazer todas as interfaces e manipulações necessários.
  • É uma biblioteca pensada para ser simples e para permitir desenvolvimento em períodos curtos de tempo.
  • Elimina problemas de incompatibilidade entre browsers. Como outras ferramentas e bibliotecas JavaScript, o JQuery trata de todas as inconsistências que podem surgir devido ao uso de navegadores diferentes.
  • Permite a adição de novos eventos, elementos e métodos para serem usados por meio de plug-ins ad hoc.

Mencionamos também o JQueryMobile e o JQueryUI. Vamos falar um pouco deles na próxima seção.

 

JQueryMobile e JQueryUI.

jQuery UI é uma coleção de elementos visuais, como efeitos e animações, temas e GUI widgets para serem implementados e usados junto com a biblioteca JQuery e HTML. Ou seja, é uma extensão do JQuery para adicionar às páginas web novas possibilidades visuais e temas gráficos. Alguns sites famosos que usam JQuery e JQueryUI são o Pinterest, Paypal e, inclusive, o site oficial da Netflix.

Tal como a biblioteca JQuery, a JQueryUI é gratuita e open-source. É distribuída pela JQuery Foundation por meio da mesma licensa do JQuery, a MIT License.

Já o jQuery Mobile é uma framework mobile baseada na biblioteca JQuery e desenvolvida pelo mesmo time de desenvolvedores do projeto JQuery(daí a associação entre os nomes). Tal como o JQuery, o JQUeryMobile foi criado pensando em ser uma biblioteca cross-platform, para ser usada desde smartphones e tablets com os mais diferentes sistemas operacionais.

O jQuery Mobile é compatível também com outras frameworks de desenvolvimento de aplicações web, como PhoneGap e Worklight.

O JQuery original e suas derivações são bibliotecas/frameworks populares no mercado e já consolidadas, tanto que já são aplicadas em várias páginas web famosas e usadas por empresas de ponta, como a Microsoft e a Nokia.

Conclusão

Em todos os textos da série tentamos introduzir os conceitos principais do assunto(framework, funcionalidades JavaScript) e dar indicações de onde prosseguir os seus estudos.

Assim, para terminar mais esse artigo, deixamos o link para a JQuery Foudantion, certamente a principal referência para continuar estudando e aprender mais sobre essas bibliotecas e ferramentas,além de outros dois ótimos sites de referência.

Bons estudos!