Aplicativos para celular ou desktop?

Quando os primeiros transistores foram desenvolvidos nos laboratórios Bell no início dos anos 70, ninguém imaginava que a eletrônica que se desenvolveria e alcançaria a força que tem hoje. Os Smartphones e a incrível popularidade dos aplicativos mobile são as provas desta força. Na atualidade eles são grandes marcas de como a tecnologia de hoje gira em torno da conectividade e acesso à rede mundial de computadores. Os primeiros transistores estariam orgulhosos de seu legado caso pudessem ver a expansão do mercado de telefonia móvel no mundo.

Com a miniaturização e refinamento das tecnologias de hardware e software, criou-se o pano de fundo ideal para que o Smartphone. O desenvolvimento da internet nos anos 90 também ajudou. Hoje o Smartphone é fundamental na vida diária do mundo moderno. A Internet das coisas vem prometendo ainda expandir a conectividade para além dos celulares inteligentes.

Nesse post você vai conhecer alguns dos números do mercado de Smartphones no mundo. Vai entender o porque esse equipamento tem dado o tom no mundo do desenvolvimento de software mobile e novos apps para celular.

Usuários de smartphones no mundo

Você tem ideia de quantas pessoas utilizam Smartphone ao redor do mundo? Todos os dias quando você é despertado pelo seu Smartphone. Verifica suas notificações de aplicativos antes de sair de casa. Passa pela sua cabeça o número de pessoas ao redor do globo que fazem exatamente essas mesmas coisas na hora de acordar?

O número de usuários de Smartphones já alcançou o patamar dos bilhões de usuários em todo o mundo. A figura 1 mostra em detalhes como esse número tem se comportado nos últimos anos e as projeções de crescimento para os próximos anos.

Aplicativos para celular ou desktop?Figura 1: Crescimento do número de usuários de Smartphones em todo o mundo. Fonte: www.statista.com

Em 2014 eram 1.57 bilhões de usuários que todos os dias ao acordar provavelmente repetem algumas das mesmas ações que você. Elas verificam as mensagens do Whatsapp ou algum outro aplicativo local de troca de mensagens. Checam as notificações das dezenas de apps nativos que vem instalado na maioria dos Smartphones e coloca o celular no bolso mal tendo levantado da cama.

Para 2020, a projeção é de que o mundo chegue a impressionantes 2.87 bilhões de usuários. Quase o dobro do número de 2014. Embora previsões sejam sempre complicadas, esses números nada mais são do que o reflexo do avanço dos equipamentos móveis. Ainda mais em um mercado tão dinâmico como o de tecnologia. A nova característica de vida que tem permeado a experiência moderna também contribui para isso. Sem falar na conectividade e acesso à rede global de informações.

Aplicativos para celular ou desktop?

Na hora de desenvolver um novo app, muitas empresas praticamente nem pensam mais em uma versão para desktop. As aplicações têm migrado para a nuvem ou para as lojas de aplicativos como Apple Store e Google Play Store.

Na figura 2 vemos outro gráfico interessante sobre essa tendência. Nele temos uma visão clara de como o desenvolvimento de aplicativos para celular tem se tornado uma das principais frentes do mundo de software atual.

Aplicativos para celular ou desktop?

Figura 2: Número de usuários de Smartphones comparado com o número de usuários de computadores pessoais: Fonte: Morgan Stanley Research

Repare que em 2014 foi o momento em que o número de usuários de Smartphones ultrapassou o número de usuários de computadores pessoais. Esse ponto é visto como uma marca da mudança de todo o mercado tecnológico. Ele possui reflexos diretos em como as empresas abordam o desenvolvimento de software e aplicações mobile para os usuários modernos.

Uma vez que o maior número de usuários utiliza o Smartphone é natural que o desenvolvimento de programas seja cada vez mais concentrado em aplicações mobile ou baseadas na nuvem.

Embora os Desktops e notebooks continuem importantes, o número de vendas tem crescido a taxas cada vez menores. Cada vez mais os acessos à rede de internet tem se concentrado nos equipamentos móveis.

E aí? O que todos esses números te dizem a respeito do desenvolvimento mobile e de software em geral? Deixe sua opinião aqui nos comentários. É importante estar atento a esses movimentos. Isso lhe ajudará a adotar as melhores ferramentas e processos, seja em uma empresa ou em sua vida pessoal.